Corujas-buraqueiras

Foto acima: f/6.6, 1/250 s, ISO 400

A coruja-buraqueira (Athene cunicularia) é muito comum no Brasil. Podemos encontrá-la facilmente a defender os filhotes, que são criados em um buraco na terra (daí o nome popular da espécie).


Foto acima: f/6.6, 1/320 s, ISO 400

A dupla da fotografia acima deve ter feito um acordo: enquanto uma dorme, a outra permanece vigilante...


Foto acima: f/6.6, 1/500 s, ISO 400

As corujas-buraqueiras defendem seus filhotes com toda a energia (como costuma acontecer com quase todos os seres vivos - quase todos, eu disse). Portanto, quer os defendam junto ao ninho, quer os observem do alto de uma árvore, quase sempre as vemos com esses enormes e belos olhos arregalados.


Foto acima: f/6.6, 1/500 s, ISO 360

Cuidado! Se for observar ou fotografar corujas-buraqueiras, lembre-se de que elas podem tentar um ataque se você chegar perto demais dos filhotes. Tenha cautela, aproxime-se devagar, sem fazer barulho, e lembre-se: a sua segurança e o respeito pelos seres vivos que fotografa devem vir em primeiro lugar.
Por outro lado, se você conseguir ganhar um pouquinho da confiança delas, mantendo-se a uma distância segura, poderá obter boas fotos, já que as corujas, quando estão tranquilas, costumam ficar paradinhas, quase sem nenhum movimento, durante longo tempo.