Arco-íris

Foto acima: 55 mm, f/9, 1/320 s, ISO 400
 
O arco-íris é um dos mais intrigantes fenômenos da natureza. Para começo de conversa, cada um vê "seu próprio" arco-íris. Por quê? Simples, se o arco fosse único e fixo, somente aqueles que estivessem diante do seu centro exato é que o veriam como um arco perfeito, e todos os demais presenciariam uma curvatura típica dos arcos em perspectiva. No entanto, sempre o vemos do mesmo modo, independente do ponto em que, como observadores, nos encontremos...
Haha, talvez os senhores visitantes deste blog não houvessem ainda pensado nisso. Mas vamos em frente. Já notaram que, entre os dois arcos que simultaneamente são visíveis (com sorte, três), o céu parece um tanto mais escuro que na parte externa?
Tem mais: os arcos consecutivos têm a sequência de cores do espectro invertidas. Duvidam? É só olhar a fotografia desta postagem.
Na história bíblica do dilúvio, Deus colocou o arco-íris no céu como garantia de uma promessa feita a homens e animais de que não voltaria a destruir a terra com água. Do contrario, os felizes sobreviventes que haviam saído da arca de Noé ficariam aterrorizados cada vez que começasse a chover. A propósito, e para encerrar esta conversa que já está ficando muito longa, o arco-íris da postagem foi fotografado no céu de Brasília.